Existe um método bem simples de saber se estamos com um desses aplicativos indesejados rodando no nosso pc!
Para tanto precisaremos de um pequeno programa q roda em DOS. O DiamondCS OpenPorts. Este programa irá mostrar quais portas tcp/ip ou udp estão abertas e que processos a estão usando sem a necessidade de usar uma interface grafica.
Pegue ele aqui: Openports
Crie uma pasta de fácil acesso para ele. No meu caso coloquei na pasta open na raiz do sistema, como mostra a imagem:
Descompacte o conteúdo do arquivo zip nesta pasta.
Geralmente os spy e keylogger necessitam se conectar a internet para enviar os dados roubados, eh justamente aew q o openports vai identificar as portas q estes programas esatão usando para mandar as informa´ões.
Abra o executar do windows ou aperte win+r e digite cmd para abrir o prompt do DOS no winxp (este tuto eh totalmente voltado para este sistema).
no prompt de DOS digite:
cd\
para ir para a raiz do sistema. Agora digite:
cd open
Sendo esta a pasta q criei pra colococar os arquivos do openports
agora digite:
openports -path
Como mostra a imagem a baixo:
Feito isto tecle enter. As seguintes informa´ões serão mostradas:
Esta imagem foi redimensionada. Clique na barra para ver esta imagem maior. O tamanho da imagem original é 637x659. |
Podemos ver listados na primeira coluna o protocolo q esta sendo usado na internet, na segunda o endere´o ip local e na terceira o ip do processo e em quarto a situa´ão da comunica´ão.
Os processos grifados em verde mostram processos do winxp como o svchost. Os em vermelhos são relacionados a seguran´a, nesta caso o NOD32. e os em amarelos são programas q no exemplo temos o alcohol 120% e o netlimiter.
O método para elimiar o spy ou o keylogger vai justamente qnd o open indica o caminho e o programa q esta sedno usado - inclusive pastas oculta q nem o windows explorer mostra como as pastas "ftpcache", "Installer" e "tasks" que se encontram no diretório do windows.
se no caso o netlimiter fosse um keylogger ou um programa q está na lista mas eu naum lembro q instalei (provavelmente um spy) vc poderá ir na pasta e deletá-lo.
Caso o arquivo naum possa ser deletado pelo windows explorer pq encontra-se oculta vc renomei ele através do prompt do dos (pois estes arquivos não estarão ocultos para o dos) com o comando RENAME. Exemplo utilizando o netlimiter.
Esta imagem foi redimensionada. Clique na barra para ver esta imagem maior. O tamanho da imagem original é 618x178. |
feito isso digite no executar "msconfig" sem aspas e procure pelo msm arquivo q vc renomeou e desmarque ele na sele´ão como mostrado abaixo:
Esta imagem foi redimensionada. Clique na barra para ver esta imagem maior. O tamanho da imagem original é 519x183. |
Feito isso é soh reiniciar o pc e testar para ver se o programa esta sendo executado ou acessando alguma porta.
:excl: Lembre-se, isto não dispensa um bom antivirus atualizado ou um bom programa anti-spyware! No entanto eh sempre bom saber retirá-los atraves deste tipo de processo pois certos key podem ser mascarados e ficam indetectáveis
pora antivírus!
0 comentários:
Postar um comentário